Sem luzinhas, sem música, sem motor… Será que os brinquedos de madeira são antiquados? Achamos que não!

Descubra connosco as grandes vantagens de escolher estes brinquedos para o seu Mini. Apresentamos 5 ótimos motivos!

 

1 – Convidam à imaginação e criatividade

Com os brinquedos de madeira, o motor da brincadeira só pode ser própria energia e imaginação seu Mini!

Sem a distração de uma luz ou uma voz a dizer o que fazer, a criança recorrerá à sua própria criatividade para brincar, para imaginar todo o tipo de peripécias e encontrar novos desafios para resolver. Criam-se pistas de carros infinitas, pessoas cheias de afazeres e animais como nunca os vimos. Com isto, a criança desenvolve também o seu sentido espacial, iniciativa e capacidade de resolver problemas.

2 – Estimulam a aprendizagem

Para compreender e assimilar o mundo à sua volta, as crianças procuram exemplos entre os adultos ou outras crianças mais velhas. Como os brinquedos de madeira tendem a recriar os objetos usado pelos adultos, a criança ao brincar aprende também as ações do quotidiano – ganha em autonomia e comunicação, desenvolve as suas capacidades motoras e de raciocínio. Tanto os brinquedos de madeira mais sofisticados, como as cozinhas e oficinas, com os clássicos puzzles e blocos de construção têm este valor pedagógico, de ajudar o seu Mini a aprender por imitação ou simplesmente a entender como as coisas dos adultos funcionam.

3 – São seguros, resistentes e duradouros

Além de nunca ficarem obsoletos simplesmente porque passou a existir uma versão mais moderna, um brinquedo em madeira pode cair, pode voar ou até mergulhar e mesmo assim continuar a funcionar. Não ficam com peças soltas que possam ser engolidas nem pontas afiadas que possam magoar o seu Mini. Por isso… duram muito tempo! Quem sabe se um dia não terá um neto a brincar com os mesmos brinquedos!

4 – Mais ecológicos

Todos os brinquedos de madeira são sustentáveis e ecológicos, já que a madeira é um material biodegradável e renovável. A própria tinta é normalmente à base de água. Ao mesmo tempo que poupam o ambiente dos metais e materiais tóxicos presentes nas pilhas e do desperdício de plástico, os brinquedos de madeira permitem poupar a carteira dos pais, que já não precisam de manter um stock infinito de pilhas!

5 – Promovem a atenção aos detalhes

Sem outras distrações mais evidentes, apreciamos aspetos que normalmente passam despercebidos: Pequenas diferenças de textura, formato, cor e peso, ou até pequenas mudanças no movimento de um brinquedo, que necessita de um pouco mais de energia para se mexer. Se os próprios pais reparam nestes detalhes, mesmo já sabendo o que esperar ao pegar no brinquedo, imagine o interesse do seu Mini que os está a descobrir pela primeira vez!