Demasiado próximos? Demasiado afastados? Qual será a melhor diferença de idade entre irmãos?

Se a sua ideia sempre foi ter uma família com mais do que um Mini ou se simplesmente tem saudades dos primeiros tempos e está agora pensar em ter um segundo bebé, provavelmente já pensou nestas questões. Ainda que não possa propriamente planear um intervalo de idades, pode certamente pensar na melhor altura para o tentar!

Antes de pensar no seu intervalo favorito, sugerimos que considere também que os estudos realizados sobre o tema apontam para um intervalo mínimo entre partos de 12 a 18 meses, para evitar riscos acrescidos para a mãe e para o bebé. Alguns especialistas aconselham mesmo aumentar este período para 18-24 meses, sobretudo em caso de cesariana, devido ao risco de parto prematuro e para permitir à mãe um período de recuperação adequado.

Se já considerou estes aspetos, então, afinal, qual será o momento ideal para ter um segundo filho?

  • 1 ano de diferença

Com uma diferença de 1 ano de idade entre Minis, o risco é de facto um ponto a considerar. Mas também existirão fraldas. Muitas fraldas. De noite e de dia. A necessidade de atenção constante e o acumular de afazeres com os 2 Minis será um desafio! Por outro lado – ganhos de eficiência! A repetição de tarefas e atividades pode significar até que consiga ter mais tempo, pois as rotinas diárias serão partilhadas em família e a imitação pode ajudar. A partilha poderá ser mesmo o ponto mais positivo, pois serão 2 Minis com interesses muito próximos, que terão a recordação de estarem juntos desde sempre. Provavelmente será o melhor intervalo para ir buscar um puzzle ou um livro de desenho e estimular a criatividade de todos!

  • 2 anos de diferença

Aos 2 anos de intervalo, o risco para a mãe já terá normalizado e o desgaste para os pais não será tão intenso. Provavelmente a esta altura já acertou (algumas!) rotinas domésticas e o seu Mini de 2 anos terá (alguma!) autonomia. Continuam a existir interesses partilhados entre Minis e, como bónus, como ainda se lembra da melhor forma de arrumar a mala de maternidade, mantém os ganhos de eficiência!

No entanto, os 2 anos são uma idade conhecida pela exigência de atenção, e a chegada de um novo Mini à família poderá trazer alguns momentos mais difíceis de gerir. Talvez algum brinquedo educativo possa ajudar na integração?

  • 3 anos de diferença

Com 3 anos, o seu Mini já estará um crescido, com interesse em atividades próprias sem necessitar de toda a atenção dos pais. Já existem muitos brinquedos interessantes para esta idade. Os pais poderão já ter algum tempo durante o dia para se dedicar inteiramente ao novo membro da família, tal como na primeira vez. Poderá também recuperar as coisas que já tinha deixado de usar, como o ninho e o copo de aprendizagem, mas com a confiança acrescida de quem já passou por isso antes.

Por outro lado, a altura das noites mal dormidas e do acumular de fraldas provavelmente já tinha ficado lá atrás e voltará agora, com os pais bem menos descansados do que na primeira vez. O vínculo entre irmãos também poderá não ser tão forte, já que o tipo de brincadeiras será diferente para um e outro.

  • 4 ou mais anos de diferença

Os pais já são agora doutorados em Minis! A maturidade em toda a família é outra e as preocupações diárias já diminuíram. O Mini mais velho já perceberá quem é o novo membro da família e poderá mesmo querer ajudar. Ainda bem, porque depois de tanta aventura, os pais já poderão ter alguma dificuldade em lembrar-se de como se colocava o swaddle nos primeiros meses. O ponto menos positivo, provavelmente, será que agora existirão ainda menos interesses partilhados entre os Minis, a família a 4 (ou a 5, ou a 6!) já poderá ter de se dividir para ir a todas as atividades.

Qualquer que seja a opção da sua família, todas terão as suas vantagens e desvantagens, enquadrando-se melhor ou pior de acordo com a suas preferências e contexto familiar.

Na Mini-Me acreditamos que a adaptação faz parte do caminho – e estamos cá para ajudar!